Pix Automático começa a funcionar com a oportunidade para os pequenos negócios aumentarem a eficiência nos recebimentos
- contabilizameibr
- 13 de jun.
- 2 min de leitura
Nova modalidade do Banco Central facilita pagamentos recorrentes e pode ser mais vantajosa que o boleto bancário. Para consumidores, o serviço será gratuito.

A partir desta segunda-feira (16/06/2025), entra em operação o Pix Automático, uma nova funcionalidade criada pelo Banco Central com foco em pagamentos recorrentes. O objetivo é simplificar a vida de consumidores e empresas no pagamento de contas fixas, como assinaturas, mensalidades escolares, planos de saúde, contas de serviços públicos e muito mais.
Enquanto para os consumidores a adesão ao Pix Automático é gratuita, os pequenos negócios precisam contratar o serviço junto aos bancos ou instituições de pagamento. A boa notícia é que o processo pode ser feito pelos canais digitais das instituições, dependendo do banco. Os custos também variam, sendo informados no momento da contratação.
O funcionamento é semelhante ao antigo débito automático, com uma grande diferença: não há necessidade de firmar convênio com cada banco do cliente. Com o Pix Automático, o MEI cadastra o serviço uma única vez e pode receber pagamentos de clientes que usam qualquer instituição financeira. Isso representa uma enorme simplificação para Microempreendedores (as) Individuais e pequenos negócios.
Um ponto importante: por questões de segurança, apenas empresas com mais de seis meses de existência formal poderão disponibilizar o Pix Automático aos seus clientes. A medida visa reduzir riscos de fraudes e aumentar a confiabilidade do sistema.
De acordo com pesquisa recente do Sebrae, o Pix já é o meio de pagamento mais utilizado pelos Microempreendedores(as) Individuais. Quase metade (48%) dos MEIs preferem o Pix para receber pagamentos. Além disso, 97% dos empreendedores já aceitam o Pix em seus negócios, demonstrando como essa tecnologia ganhou a confiança do mercado.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que essa modalidade já representa mais de 51% do faturamento de pequenos negócios. Segundo ele, a chegada do Pix Automático é um passo a mais na digitalização das empresas:
“A tecnologia é um conceito que não tem mais volta e os pequenos negócios a utilizam para pulverizar oportunidades e aumentar a geração de empregos”, afirma.
Outro levantamento da entidade, a 9ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, mostra que 94% dos empreendedores usam Pix para receber. Entre os principais benefícios apontados pelos entrevistados estão: agilidade (89%), redução de custos (76%), facilidade de conciliação (63%) e diminuição da inadimplência (54%).
Além desses pontos, o Pix Automático pode ajudar os pequenos negócios a manter o fluxo de caixa mais previsível, especialmente quando usado em serviços com cobranças mensais. Isso é essencial para quem precisa se organizar financeiramente e evitar surpresas no orçamento.
Por fim, essa nova ferramenta representa mais uma etapa de inclusão financeira e digital para os MEIs. A possibilidade de contar com uma solução de recebimento moderna, com liquidação imediata e fácil integração aos sistemas existentes, fortalece os pequenos empreendedores e os aproxima da competitividade dos grandes negócios.
A Contabiliza MEI acredita no poder transformador desse modelo de negócio. Estamos aqui para apoiar cada microempreendedor a crescer com segurança, manter sua regularidade fiscal e aproveitar os benefícios que a formalização proporciona. Se você é MEI ou deseja se tornar um, conte com a gente!





Comentários